Agro-QUINTA de s. gens
As Vinhas
As vinhas são sem dúvida um dos ex-líbris da Agro Quinta de S. Gens, onde as castas predominantes são a Castelão, Baga e Trincadeira, nas uvas tintas, e Fernão Pires, nas uvas brancas.
Santos Delgado em 1926 in “Vinhos Esquisitamente Singulares” dizia: pela particularidade do seu solo, escolha das suas plantas e método do seu fabrico… os seus produtos são realmente duma apresentação que encanta. Ligeiros, finos, hilariantes, sobretudo, esses vinhos reúnem tais qualidades e agrados, que podem ao mesmo tempo extasiar o paladar e a vista. Por isso a toda a parte onde chegam, por justo título têm de todos uma estima, um apreço e uma preferência esquisitamente singulares.
A Quinta de S. Gens produz o vinho Brasonada (tinto, DOC) cujas castas são a Castelão e Baga que é um vinho seleccionado e amadurecido em barricas de carvalho, sendo depositando, já engarrafado nas caves da casa, para descanso, e só depois é rotulado e comercializado em pequenos lotes. Produz também o Brasonada (branco, DOC) cuja casta é a Fernão Pires. Produz ainda o vinho tinto – Quinta Agrícola de S. Gens – regional em que a casta predominante é a Castelão.
A Quinta de S. Gens contribui com as suas uvas para o fabrico de um vinho histórico - o Medieval de Ourém – feito de acordo com os métodos artesanais dos Monges de Cister há 9 séc. atrás, a partir da casta branca Fernão Pires, à qual se adiciona a casta tinha, Trincadeira, produzindo um vinho único, nesta região para acompanhar os deliciosos pratos da típica gastronomia.